Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas (agropecuárias, industriais, comerciais ou prestação de serviços) com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.
Os princípios cooperativos são a base do cooperativismo. Todas as cooperativas tomam estes princípios como base para o seu funcionamento. As "cooperativas" que não os seguem são vulgarmente denominadas pseudocooperativas.
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. (Conceito apresentado no Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra).
Uma cooperativa pode ainda ser formada pela união de cooperativas singulares, sendo neste caso denomada "cooperativa central" ou "cooperativa de segundo grau". Estas visam racionalizar o uso de meios de produção (unidades industriais ou prestação de serviços, por exemplo), em especial nas atividades com pouca expressão em cada uma das cooperatívas singulares.
Atualizado por Marcos Sandri, estudante do curso de Gestão de Cooperativas - UNIVATES. Blog especializado em assuntos relacionados ao estudo do cooperativismo no Brasil e no Rio Grande do Sul.
domingo, 13 de maio de 2012
Cooperativismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Informações:
- Marcos Sandri
- Lajeado, Rio Grande do Sul, Brazil
- Curso Gestão de Cooperativas - UNIVTES. marcos.cooperativismo@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário